Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Documentação complementar




 Testamentos



O testamento público é escrito pelo tabelião ou seu substituto no livro de notas, de acordo com a declaração do testador. Exige a presença de duas testemunhas e que seja feita sua leitura em voz alta pelo tabelião aos presentes. Testamento cerrado é escrito pelo testador ou outra pessoa, a seu rogo. Só será válido se aprovado pelo tabelião e observadas suas formalidades.


Para saber mais sobre Testamentos e Legados Pios siga o link anterior.

No site DGARQ já se encontram publicados alguns elementos relativos à Administração do Concelho de Borba, nomeadamente Testamentos e Legados Pios, embora com grandes limitações de informação, referindo só/ainda o nome do testador e a respectiva data.
Aguardamos a publicação das imagens dos próprios documentos.
Ver mais aqui.


Testamentos Públicos e Cerrados de Borba (1590 a 1877)  (Brevemente disponível para download)


_________________



                       Inventários Orfanológicos


Inventários Orfanológicos - Comarca de Vila Viçosa (1800 a 1929)  (Brevemente disponível para download)


Inventários Orfanológicos - Comarca de Estremoz (1617 a 1911)  (Brevemente disponível para download)



Nota: Para descarregar os ficheiros (logo que disponíveis) não necessita de efectuar qualquer registo, basta seleccionar "download" de cada vez que é redireccionado para uma nova página e aguardar...