Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Botelho



Por: Luís Projecto Calhau
____



                                              Primeira Geração

      1. José Mestre Botelho.
José casou com Maria Joaquina em 1845 em Almodôvar (Nossa Senhora da Graça de Padrões).

Tiveram os seguintes filhos:

+          2 M        i.  António Joaquim Botelho.






Segunda Geração

      2. António Joaquim Botelho (José Mestre) nasceu em Almodôvar (Nossa Senhora da Graça de Padrões).
António casou com Maria Francisca Romana, filha de José Mestre Guerreiro e Francisca Maria Romana, em São Miguel do Pinheiro - Mértola. Maria nasceu em Castro Verde (Santa Bárbara dos Padrões).

Tiveram os seguintes filhos:

+          3 M        i.  José Mestre Guerreiro nasceu em 11.julho.1882 e faleceu em 07.março.1953.






Terceira Geração

      3. José Mestre Guerreiro (António Joaquim, José Mestre) nasceu em 11.julho.1882 em Almodôvar (Nossa Senhora da Graça de Padrões) e foi baptizado em 16.agôsto.1882 em Almodôvar (Nossa Senhora da Graça de Padrões). Ele faleceu em 07.março.1953 em Almodôvar (Nossa Senhora da Graça de Padrões).
José casou com Guilhermina Mariana do Nascimento, filha de José Alexandre e Mariana do Nascimento, em 10.maio.1903 em Cercal do Alentejo - Santiago do Cacém. Guilhermina nasceu cerca de 1883 em Vila Nova de Milfontes.

Tiveram os seguintes filhos:

+          4 M        i.  António Ramiro nasceu em 13.março.1907.






Quarta Geração

      4. António Ramiro (José Mestre Guerreiro, António Joaquim, José Mestre) nasceu em 13.março.1907 em Cercal do Alentejo - Santiago do Cacém e foi baptizado em 05.setembro.1907 em Cercal do Alentejo - Santiago do Cacém.
António casou com Maria da Assunção Sopa, filha de Manuel Barroso e Eufémia Sopa. Maria nasceu cerca de 1911 em Torrão - Alcácer do Sal.

Tiveram os seguintes filhos:

+          5 F          i.  Guilhermina Mariana Sopa Ramiro nasceu em 03.março.1936 e faleceu em 12.março.2008.

1 comentário:

  1. Parabéns por este vosso blogue. É um precioso auxiliar nas minhas pesquisas sobre os meus costados alentejanos. Bem-hajam.
    Saudações blogosféricas e transtaganas!

    ResponderEliminar